17.02.2022
Receita de cuca de uva: uma delícia da região
A Serra Gaúcha é lar de algumas das melhores iguarias gastronômicas do estado. Entre elas, temos a cuca. Ela pode ser feita com uma variedade de ingredientes e particularidades, mas que sempre resultam em um prato delicioso. Hoje veremos uma receita de cuca de uva, que combina uma massa macia com recheio saboroso de uva e uma farofa crocante! Vamos lá?
Ingredientes da massa
- 3 ovos
- 3 xicaras de açúcar cristal
- 3 colheres de sopa de graspa
- Meia xícara de leite fervido com canela
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de banha
- 1 garrafa de água 500 ml
- 2 colheres de sopa de funcho
- 3 colheres de sopa de fermento em pó
- 1 colher de sopa de sal
- Raspas de limão
- 1 xícara de cascas de uva Isabel ou Bordo
- Farinha de trigo até dar o ponto
Ingredientes da farofa
- 3 colheres de sopa de banha
- 3 colheres de sopa de manteiga
- 4 colheres de sopa de açúcar
- 4 colheres de sopa de farinha trigo
Modo de fazer a massa
Essa receita vai render 4 unidades médias. Começamos misturando todos os ingredientes secos, como a farinha de trigo, o açúcar e o fermento, para depois acrescentamos os molhados. Aos poucos, acrescentamos a farinha de trigo até dar o ponto, onde a massa começa a ficar um pouco grudenta nas mãos. Por último, juntamos as cascas de uvas e as raspas de limão.
Após isso, colocamos tudo em uma forma untada, levando ao forno por cerca de 40 minutos em uma temperatura de 200 graus, com o tempo de cozimento podendo variar de acordo com o seu forno. Dê preferência por uma travessa ou forma alta ou com tamanho suficiente para que a massa consiga crescer.
Modo de fazer a farofa
Para a farofa, vamos começar desmanchando a manteiga e a banha, e aos poucos vamos incorporando o açúcar e a farinha. Vamos mexendo até acertarmos o ponto que queremos, que é quando a farofa começar a esfarelar.
Sobre a farofa
A farofa é uma parte importante da cuca. Essa mistura de banha, manteiga, açúcar e farinha de trigo acrescenta uma crocância incrível e dá ainda mais sabor à sua receita! Ela é comumente feita utilizando a ponta dos dedos para esfregar todos os ingredientes, até que a massa fique grossa e comece a esfarelar.
Você também pode incrementar sua farofa com outros ingredientes, como noz-moscada ou canela, o que pode garantir que sua receita fique ainda mais única!
Qual tipo de uva posso utilizar
Na nossa receita de hoje utilizamos a uva Isabel. Essa é uma uva que se adaptou muito bem ao clima da região Sul do país e possui um aroma muito bom de frutas frescas, sendo uma uva muito boa para ser utilizada tanto na produção de vinhos quanto como ingrediente em diversos pratos.
A Isabel também tem a vantagem de ser uma uva cuja casca pode ser rompida com facilidade, o que ajuda a espalhar o sabor e cor, deixando a sua cuca ainda melhor! Mas, caso você não encontre essa uva, pode utilizar aquela que você tem à disposição, inclusive as que não possuem semente, que também são boas opções.
Onde comprar os ingredientes
Depois de ler essa receita, deve ter dado uma água na boca, não é? Bom, isso não é novidade! A cuca de uva é um prato muito delicioso e que deixa todos querendo mais, afinal, o combo da massa, recheio de uva e farofa é inesquecível para todos que provam essa gostosura!
Se você já conhece essa receita, sabe que isso é verdade; e se você nunca provou, agora é sua hora! Passe no Andreazza mais próximo de você, garanta os ingredientes com qualidade e preço baixo, e se delicie com esse prato clássico da nossa região!