Blog Andreazza!

Por dentro do super universo do Super Andreazza:
receitas, dicas e muito mais no nosso blog!

a imagem mostra um casal caracterizado com as roupas típicas das festas juninas. O rapaz usa camisa xadrez, em azul, vermelho e branco, um chapéu de palha na cabeça, lenço vermelho no pescoço, segura um ramalhete de flores, e sorri olhando para a câmera. A moça, que está próxima ao rapaz, tem cabelos escuros e veste um vestido xadrez em vermelho e branco, com um lenço amarelo amarrado no pescoço. Tem duas trancinhas no cabelo, e na ponta delas, possui lacinhos azuis. Ela também usa um chapéu vermelho com enfeites diversos e sorri para a câmera.
ícone de calendário

27.05.2022

ícone categoria

A Festa Junina e suas tradições

Um dos pontos altos da temporada mais gelada do ano, as Festas Juninas são daqueles eventos muito esperados por todos nós! Afinal, nessas festas (também conhecidas como festas de São João), o que não falta é muita música pra arrastar as chinelas, guloseimas típicas e muita diversão. Quer saber mais sobre essa festa, que é uma das mais tradicionais do Brasil, incluindo dicas para organizar um arraiá danado de bom? Então continue a leitura desse artigo!

A origem da Festa Junina

Conforme vamos nos aproximando de junho, fica inevitável não se animar com um dos eventos mais característicos da época: a Festa Junina. Marcada por muita tradição, essa festa é celebrada não apenas por todo o país, mas também ao redor do mundo. E, considerando a origem da celebração, isso não é de se estranhar.

Acredita-se que as primeiras festas juninas eram realizadas pelos pagãos como forma de prestar homenagens aos seus deuses. Com a propagação desse evento, a Igreja acabou incorporando a festa em seu calendário religioso. Esse aspecto foi determinante para que a festividade também viesse a ser conhecida como festa de São João.

Eventualmente, a primeira faísca de uma fogueira da festa junina chegou em terras tupiniquins. Em meados de 1800, a festança, trazida até o Brasil pelos portugueses, foi alterada para agregar alguns traços mais característicos de várias regiões do nosso país. Isso conferiu à festa todos os traços que conquistaram nossos corações e fazem dela, até hoje, uma celebração danada de boa!

As características da Festa Junina

Sim, o Carnaval é um dos maiores eventos do país. Mas a festa junina não fica para atrás, não, sô! E é bem fácil entender o porquê disso. Das marchinhas e xotes que ditam o ritmo da animação, às mesas fartas com quitutes de deixar qualquer compadre e comadre com água na boca, esse evento traz uma alegria contagiante demais da conta!

Então, se você tá pensando em fazer uma festança dessas, confere só algumas das melhores coisas que todo arraiá de qualidade tem:

Pratos típicos

É mesa farta que você quer? Então pode ficar tranquilo, porque isso é de praxe em qualquer festa junina! Em qualquer arraiá que se preze, não pode faltar aquelas delícias que todo mundo ama. Do pé-de-moleque, passando pelo cachorro-quente, pipoca e tantas outras, o cardápio dessa festança é arregado de sabor para garantir que o pessoal vai ter energia e pular fogueira durante toda a noite!

Aliás, a gente também não pode esquecer das bebidas! Por mais que qualquer opção seja válida, não pode, em hipótese alguma, ficar faltando o quentão! Supergostoso, essa iguaria é feita com vinho ou cachaça, dependendo do modo de preparo de cada pessoa, e é um dos melhores aliados para espantar o frio.

Vale notar que cestas de vime e conjuntos de flores dão um toque legal à decoração da festa, remetendo ao clima de interior e dando um charme característico do evento.

Decoração junina

Uma das tradições mais conhecidas da festa junina são as famosas bandeirinhas. Multicoloridas, feitas com diversos tecidos e tamanhos, essas delicadezas dão um toque muito especial para sua festança.

Outra estrela da festa é a fogueira, um dos maiores símbolos das festas de São João. Característica muito permanente desse evento, a fogueira sempre esteve presente nessa celebração, desde muito antes dela chegar ao Brasil.

E o que vestir numa farra dessas? Não precisa se preocupar, nem quebrar a cabeça com o figurino. Na festa junina, a regra é usar muita cor, seja na camisa xadrez, ou calça com uns remendinhos que dão um toque próprio do evento. E não esqueça do chapéu de palha ou das tranças no cabelo, pra completar a vestimenta.

Para as maquiagens, tanto deles quanto delas, vale fazer as pintinhas nas maçãs no rosto, a famosa “monocelha”, e até pintar um dente ou dois!

A trilha sonora

Um bom arraiá tem que ter muita música boa para o arrasta pé, não é? Felizmente, o Brasil foi abençoado com um leque muito grande de compositores talentosos que criaram algumas das melhores trilhas sonoras para as festas juninas.

Como o forró é o gênero predominante do evento, a gente não podia deixar de citar nomes consagrados como Luiz Gonzaga e Dominguinhos. Com suas sanfonas e letras cativantes, eles são garantia de deixar sua festa muito mais animada, com o pessoal pronto pra dançar uma quadrilha.

As brincadeiras da festa

Para contribuir ainda mais com o clima de descontração da festa junina, não podiam ficar faltando as brincadeiras típicas. Para agradar todas as pessoas, a festança conta com atividades como a cadeia, jogo de argolas e até pescaria. Vale muito usar a criatividade e escolher quais atividades encaixam melhor no seu evento.

Onde encontrar tudo para sua festa junina?

Esse ano, as festas juninas têm tudo para serem um sucesso absoluto. Afinal, depois de 2 anos impedidos de celebrar esse evento, nada mais justo que festejar de montão! E, para garantir que, quando a quadrilha começar, ninguém fique parado, você pode encontrar tudo que precisa para deixar sua festa completa no Andreazza.

Não fica parado, não, sô! Antes de pular fogueira, dá um pulinho no Andreazza!