14.03.2024
Conheça Mais Sobre a Páscoa e Suas Tradições
A Páscoa é uma das celebrações mais tradicionais a nível mundial e, apesar de sua origem religiosa, é comemorada por todos.
No entanto, por trás das comemorações e populares tradições que fazem parte dessa data, existem histórias para lá de curiosas que muitas vezes são desconhecidas pelo público.
Por isso, o Super Andreazza preparou esse conteúdo de blog superinteressante, que te explica muitas dessas tradições que fazem parte de uma das festividades mais importantes do Brasil e do mundo. Confira!
O Peixe da Sexta-feira Santa
Antes mesmo do Domingo de Páscoa, as tradições já começam. Nesse contexto, a mais conhecida é o hábito de não comer carne vermelha e de frango na sexta-feira que antecede a comemoração.
Por outro lado, se a carne vermelha e de frango não são consumidas como um ato de abstinência em favor à reflexão na data, os peixes são uma marca registrada. Mas por que?
A explicação está em uma tradição católica e sua origem que possui diversas versões, incluindo o fato de que, ao longo de séculos, o peixe foi considerado um alimento mais simples e mais abundante que outras opções de carne. Além disso, há a associação do peixe com os milagres realizados por Jesus Cristo.
Dessa forma, vertentes religiosas evitam a carne vermelha na quaresma (40 dias que antecedem a Páscoa), principalmente na Sexta-feira Santa, onde o consumo de peixes é uma tradição em alternativa a outras carnes.
As Origens e o Nome “Páscoa”
Para além da tradição religiosa que envolve a data, existem vestígios que mostram que a data era a comemoração da passagem do inverno, de escassez, para a primavera, marcada pela colheita e simbolizando a vida.
Já a palavra “Páscoa” tem sua origem no hebraico, onde a palavra “Pessach” carrega o significado de “passagem”, remetendo à troca de estações.
O Porquê da Data
Uma das características da Páscoa é que a sua data não é fixa, se alterando ano após ano.
Isso acontece porque o momento de celebração é o primeiro domingo depois da lua cheia, posterior ao equinócio vernal, que marca a chegada da primavera no hemisfério norte e acontece no dia 20 ou 21 de março.
Por conta da variação de datas do aparecimento da Lua Cheia nessa época, a Páscoa pode acontecer entre os dias 22 de março e 25 de abril, assim mudando ano após ano!
O Coelho da Páscoa
“Coelhinho da Páscoa, o que trazes pra mim?”
Um dos principais símbolos da festividade com certeza é o coelho! Ele é colocado como símbolo da Páscoa devido à sua capacidade de procriação, que o coloca como sinônimo de fertilidade e vai ao encontro da ideia de celebração da passagem que é a Páscoa.
Uma das hipóteses sobre o início dessa tradição coloca a origem dessa simbologia a partir do começo do século XVIII, na Alemanha, onde se espalhava a história de que eram os coelhos que colocavam ovos coloridos nos jardins.
Os Ovos de Páscoa
“Um ovo, dois ovos, três ovos assim!”
Se falou com Páscoa, falou em coelhos e ovos! Eles aparecem como um símbolo da vida e do nascimento em diversas civilizações antigas.
Uma das hipóteses mais conhecidas sobre o uso dos ovos como um símbolo, remonta à tradição de pintar à mão ovos de galinha, que eram dados de presente. Esse costume era de algumas civilizações para celebrar a chegada da primavera e, assim como outras tradições, foi incorporado por outros povos com o passar do tempo.
Chocolates e Páscoa: Qual a Relação?
Assim como os ovos de galinha coloridos, os ovos de chocolate também são uma tradição com séculos de idade, mas muito mais recente.
A hipótese mais conhecida quanto à origem do costume vem do século XVIII e relata sobre padarias francesas, onde os ovos eram esvaziados e recheados com chocolate. Posteriormente, os adultos escondiam os ovos em jardins para que as crianças os encontrassem.
Já ao final do século XIX, os ovos passaram a ser fabricados com o próprio chocolate, chegando cada vez mais próximo à tradição que conhecemos e praticamos nos dias de hoje!
Super Andreazza: Um Lugar com Tudo para a sua Páscoa!
Diversas opções de ovos de chocolate, os melhores peixes para a Sexta-Feira Santa e tudo o que você precisa para todos os dias: pode ser encontrado indo à sua loja preferida do Super Andreazza ou mesmo sem sair do conforto de sua casa, clicando aqui!
E se você adorou conhecer essas curiosidades e deseja ter acesso a outros conteúdos interessantes, acompanhe o blog do Super Andreazza!