Blog Andreazza!

Por dentro do super universo do Super Andreazza:
receitas, dicas e muito mais no nosso blog!

A imagem mostra um cachorrinho de pelos claros deitado de barriga pra cima sobre um fundo branco. Os pelos dele ocultam bastante do rosto, deixando visível apenas o olho esquerdo, que é cor castanha. Ele está de boca aberta, como se estivesse sorrindo para a câmera.
ícone de calendário

17.05.2023

ícone categoria

O que os pets fazem pela nossa saúde (emocional e física)

Cada vez mais pessoas têm adotado pets: cachorros, gatos, passarinhos, até coelhos! Esses bichinhos ganham todo nosso amor e, quando menos esperamos, se tornam parte integral da família, fazendo nossos corações explodirem e os dias se tornarem um pouquinho melhores com um simples abanar de rabo ou ronronar.

Por isso, hoje decidimos trazer mais sobre esse assunto para que você, que tem pensado em adotar um bichinho saiba que, além do amor e alegria que seus hábitos trazem para nós, os pets também têm um impacto muito positivo na nossa saúde mental e emocional.

Os diferentes tipos de pets

Adotar um bichinho é uma das melhores coisas que você pode fazer, tanto pelo pet quanto por você mesmo! E existem diversas opções de animais, cada um com um tipo de personalidade para combinar com a sua.

Cachorros, por exemplo, são bem conhecidos pelo seu senso de lealdade e amor incondicional aos seus tutores. Eles são as melhores companhias para quem busca momentos ao ar livre, um amigo para fazer exercícios de caminhada. Além disso, nos preenchem com uma sensação de segurança e proteção.

Os gatos, por sua vez, são animais independentes que confiam muito em seus tutores. Aproveitar momentos junto ao bichano, fazendo carinho no mesmo, é uma ótima maneira de reduzir a ansiedade e relaxar. Sem falar que esse animal é um caçador nato, ajudando a controlar o volume de insetos e roedores.

Outros pets, como os pássaros, peixes e até mesmo os coelhos, podem trazer muitas vantagens à nossa saúde emocional. Pássaros alegram nossos dias com seus cantos felizes e piruetas aéreas; os peixes são animais que estimulam comportamento e rotinas mais relaxantes; coelhos são amigáveis e inspiram fofura em cada movimento que fazem, trazendo uma sensação de aconchego e carinho para todos os momentos.

Independente de qual pet for a sua cara, tenha certeza de uma coisa: as vantagens que ele traz para sua vida são inúmeras, e o bichinho vai, facilmente, se tornar seu melhor amigo!

Um pet é um amigo para todas as horas

O impacto que um pet tem sobre a nossa saúde mental e emocional é tremendo! E eles conseguem fazer isso de muitas maneiras. Uma das principais é o senso de companheirismo que eles transmitem.

Assim como em nós, humanos, os pets anseiam por um contato mais próximo. Essa é a maneira com a qual demonstram afeto. E, para a nossa sorte, eles são tão companheiros que, no momento que começam a conviver com eles, viramos seus humanos favoritos.

Isso quer dizer que não importa o tempo: seu aumigo sempre vai estar ao seu lado! É bem normal, inclusive, que pessoas que morem sozinhas e, portanto, não tenham muito contato social, optem por ter um animalzinho de estimação. Afinal, com a presença deles, sempre temos uma companhia para todas as horas e momentos, oferecendo conforto nas horas difíceis e celebrando junto com você as conquistas felizes!

O impacto dos pets também na saúde física

Muitos pets, especialmente os cachorros de maior porte, exigem passeios e atividades físicas constantes. Afinal, assim como nós, eles também podem ficar entediados. Muitas vezes eles têm brincadeiras próprias que ajudam a passar o tempo e distraí-los. Mas nada supera a possibilidade de explorar o mundo ao lado de seus cãopanheiros!

Levar o pet para um passeio não só deixa seu amigo animado – afinal, o mundo é uma eterna novidade para eles, com cheiros e gostos únicos em cada jornada nas terras fora de casa –, como também oferece uma ótima opção de atividade física para você.

Isso acaba sendo uma ótima alternativa para quem procura levar dias menos sedentários e colocar o corpo em movimento!

Trazem mais qualidade de vida social

Além de ajudarem a melhorar a saúde física, os passeios com os pets são uma ótima oportunidade de encontrar vizinhos, amigos e até pessoas com interesses em comum. É comum que os tutores interajam um com os outros enquanto os pets brincam no parquinho, e isso pode ser uma boa fonte de amizade.

Nesse sentido, conviver com animais é uma ótima maneira de encontrar novas maneiras de interagir com pessoas, aumentar o grupo de amigos e trocar experiências novas!

Melhora da autoconfiança

Uma das melhores influências que um pet traz ao ambiente da casa e seus tutores é a promoção da autoconfiança. Nossos amigos têm um poder especial de tornar as pessoas com quem estabelecem laços mais felizes, tanto pela companhia quanto pelas brincadeiras sadias que aprontam.

Esse tipo de comportamento trazem uma sensação de bem-estar que, consequentemente, gera um bom aumento na autoestima. Pets não julgam seus donos ou pessoas e estão sempre dispostos a estar ao lado de quem amam. Assim, podemos ser nós mesmos quando estamos juntos de nossos gatos e cachorros.

Animais auxiliam na redução de estresse emocional e mental

Quando passamos por um dia turbulento, com uma longa jornada de trabalho, cumprindo prazos e respondendo às pressões, é comum que, no final do dia, sejamos tomados por uma sensação de exasperação, dores de cabeças e afins.

Nessas horas, nada melhor do que abrir a porta de casa e dar de cara com seu melhor amigo recepcionando você!

Os pets provocam um sentimento de bem-estar tremendo, influenciando muito na qualidade de nossa saúde mental. Esse sentimento, por sua vez, é uma ótima maneira de evitar estresses que prejudicam nosso estado emocional. Portanto, chegando em casa, abrace e passe um tempo ao lado do seu amigo!

Pets ajudam a desenvolver senso de responsabilidade

Os pets precisam de alguns cuidados para viverem felizes e saudáveis. Afinal, eles não são tão independentes quanto nós e, ainda assim, sentem fome, frio, sede e necessidade de afeto. Essas questões não são um “trabalho”, uma vez que, por querermos retornar todas as coisas boas que nossos amiguinhos fazem por nós, sempre devemos nos esforçar em oferecer o que há de melhor para eles.

Assim, ter um pet estimula o senso de responsabilidade em cada tutor, que deve cuidar e zelar pela saúde e vida do bichinho. Ter um pet nos ajuda a encontrar propósitos nos dias, a amadurecer para cuidar do próximo e tomar decisões melhores tendo em vista a saúde e bem-estar de quem nos cerca.

O melhor para seu pet está no Andreazza

Para você que quer encontrar as melhores rações, petiscos, brinquedos e acessórios para o seu pet, não hesite em visitar a loja do Super Andreazza mais próxima de você. Aqui você encontra muitas opções para fazer um agrado aos seus amiguinhos e ainda pode receber as rações e todas suas compras direto na sua casa!