13.06.2024
Receita de Cuscuz de Frigideira
Considerado um Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco desde 2020, o cuscuz é reconhecido por ser acessível e contar com impressionante variedade e versatilidade.
Com rica história e diversidade cultural, a receita, provavelmente árabe, já ganhou uma versão simplificada que você aprende aqui: o Cuscuz na Frigideira!
Receita de Cuscuz de Frigideira
Ingredientes para o Cuscuz de Frigideira
- 4 colheres de sopa de farinha de milho
- 4 colheres de sopa de água
- Manteiga para untar a frigideira
- 1 ovo
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Queijo ralado a gosto
- 3 tomates-cereja cortados em cubinhos
- Palmito e cream cheese a gosto
Os ingredientes são simples e o modo de preparo, como você confere a seguir, também é! Por isso, o primeiro passo para preparar um bom Cuscuz na Frigideira é passar no Super Andreazza mais próximo e garantir tudo o que você precisa.
Modo de preparo do Cuscuz de Frigideira
Coloque a farinha de milho e a água em uma tigela, mexendo e deixando a mistura hidratar por 10 minutos. Em seguida, unte a frigideira com a manteiga e molde o cuscuz, levando a frigideira ao fogo baixo, tampando e aguardando 3 minutos.
Após, retire a tampa, coloque o ovo, tempere com sal, pimenta, queijo ralado e tomate. Adicione palmito e cream cheese a gosto por último e tampe novamente. Cozinhe até o ovo estar no ponto desejado e o queijo derreter.
Agora o cuscuz tá pronto! Sirva e bom apetite!
Receitas que fazem parte da cultura de todo o país!
O cuscuz chegou ao Brasil com os portugueses durante o período colonial. Sua preparação pode ser feita com diversos grãos, como milho, milheto, trigo, arroz, cevada e sorgo.
No Nordeste, principalmente no Ceará, o cuscuz é muito popular entre as refeições diárias, servido no café da manhã, merenda e até mesmo no jantar! Tradicionalmente cozido no vapor em uma cuscuzeira de metal ou barro, ele é acompanhado por queijo, manteiga, leite, ovos e carne do sol.
Já em São Paulo, o famoso cuscuz paulista é assado no forno, em uma forma com um buraco no meio, e recheado com ingredientes como sardinha, ovos cozidos, camarão e ervilhas, podendo ser servido quente ou frio.
Cada região do país tem sua própria identidade cultural relacionada ao cuscuz, com receitas transmitidas de geração em geração!
A origem, no entanto, é provavelmente do norte da África, na região do Magrebe, onde o prato também é tão popular e importante que Argélia, Marrocos, Mauritânia e Tunísia apresentaram argumentos que levaram ao reconhecimento do cuscuz como Patrimônio da Humanidade!
No Super Andreazza, tem tudo para suas receitas
O Cuscuz na Frigideira pode ser apreciado em diversos momentos do dia a dia e você não precisa ficar só na vontade! Vá até sua loja preferida do Super Andreazza, adquira todos os ingredientes e prepare a receita.
Para conhecer mais receitas simples, ter acesso a dicas para o dia a dia e muito mais, siga acompanhando o Blog do Super Andreazza!