Blog Andreazza!

Por dentro do super universo do Super Andreazza:
receitas, dicas e muito mais no nosso blog!

Imagem de cuscuz feito em uma frigideira.
ícone de calendário

13.06.2024

ícone categoria

Receita de Cuscuz de Frigideira

Considerado um Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco desde 2020, o cuscuz é reconhecido por ser acessível e contar com impressionante variedade e versatilidade.

Com rica história e diversidade cultural, a receita, provavelmente árabe, já ganhou uma versão simplificada que você aprende aqui: o Cuscuz na Frigideira!

Receita de Cuscuz de Frigideira

Ingredientes para o Cuscuz de Frigideira

  • 4 colheres de sopa de farinha de milho
  • 4 colheres de sopa de água
  • Manteiga para untar a frigideira
  • 1 ovo
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Queijo ralado a gosto
  • 3 tomates-cereja cortados em cubinhos
  • Palmito e cream cheese a gosto


Os ingredientes são simples e o modo de preparo, como você confere a seguir, também é! Por isso, o primeiro passo para preparar um bom Cuscuz na Frigideira é passar no Super Andreazza mais próximo e garantir tudo o que você precisa.

Modo de preparo do Cuscuz de Frigideira

Coloque a farinha de milho e a água em uma tigela, mexendo e deixando a mistura hidratar por 10 minutos. Em seguida, unte a frigideira com a manteiga e molde o cuscuz, levando a frigideira ao fogo baixo, tampando e aguardando 3 minutos.

Após, retire a tampa, coloque o ovo, tempere com sal, pimenta, queijo ralado e tomate. Adicione palmito e cream cheese a gosto por último e tampe novamente. Cozinhe até o ovo estar no ponto desejado e o queijo derreter.

Agora o cuscuz tá pronto! Sirva e bom apetite!

Receitas que fazem parte da cultura de todo o país!

O cuscuz chegou ao Brasil com os portugueses durante o período colonial. Sua preparação pode ser feita com diversos grãos, como milho, milheto, trigo, arroz, cevada e sorgo.

No Nordeste, principalmente no Ceará, o cuscuz é muito popular entre as refeições diárias, servido no café da manhã, merenda e até mesmo no jantar! Tradicionalmente cozido no vapor em uma cuscuzeira de metal ou barro, ele é acompanhado por queijo, manteiga, leite, ovos e carne do sol.

Já em São Paulo, o famoso cuscuz paulista é assado no forno, em uma forma com um buraco no meio, e recheado com ingredientes como sardinha, ovos cozidos, camarão e ervilhas, podendo ser servido quente ou frio.

Cada região do país tem sua própria identidade cultural relacionada ao cuscuz, com receitas transmitidas de geração em geração!

A origem, no entanto, é provavelmente do norte da África, na região do Magrebe, onde o prato também é tão popular e importante que Argélia, Marrocos, Mauritânia e Tunísia apresentaram argumentos que levaram ao reconhecimento do cuscuz como Patrimônio da Humanidade!

No Super Andreazza, tem tudo para suas receitas

O Cuscuz na Frigideira pode ser apreciado em diversos momentos do dia a dia e você não precisa ficar só na vontade! Vá até sua loja preferida do Super Andreazza, adquira todos os ingredientes e prepare a receita.

Para conhecer mais receitas simples, ter acesso a dicas para o dia a dia e muito mais, siga acompanhando o Blog do Super Andreazza!