Blog Andreazza!

Por dentro do super universo do Super Andreazza:
receitas, dicas e muito mais no nosso blog!

na imagem, vemos um prato sobreposto a outro. Ambos possuem detalhes floridos, em tons azuis e rosa. Dentro do prato que está acima, temos uma mistura que leva diversas carnes picadas: de gado, linguiça e outras, além de pinhões e afins.
ícone de calendário

27.05.2022

ícone categoria

Receita de entrevero de pinhão

Junho chegando, as temperaturas caindo e os dias de verão já ficaram para trás há muito tempo. Independentemente se você é time verão ou inverno, é difícil negar que, uma das maiores qualidades da estação mais fria do ano, são as comidas típicas dela. Afinal, nada melhor do que uma comida quentinha para levantar os dias gelados, não é?

E entre todas as delícias que preenchem os cardápios durante esses meses, poucas são tão gostosas e fáceis de fazer quanto o entrevero de pinhão! Se você ainda não provou, não sabe o que está perdendo. Confira!

A origem do prato

Acredita-se que a origem do entrevero de pinhão data à época dos tropeiros. Os tropeiros eram condutores de cavalos ou mulas, e cruzavam grandes áreas extensas de diversas regiões para transportar mercadorias.

Como a tarefa era árdua, os tropeiros precisavam de uma alimentação composta de pratos que os ajudassem a suportar as viagens longas e, de quebra, espantassem o frio que assolava as regiões serranas.

De praxe, eles costumavam cozinhar refeições que misturavam carnes e condimentos diversos. No entanto, com a fartura do pinhão em muitas das regiões em que transitavam, os tropeiros começaram a incorporar essa semente no preparo de seus pratos. O resultado foi o surgimento dessa refeição, que além de calórica, casa até hoje muito bem com o clima do inverno.

O entrevero de pinhão

Um dos pratos mais típicos da região Sul do Brasil, o entrevero de pinhão é uma deliciosa micareta de sabores, composta por alguns dos ingredientes favoritos de todo mundo: bacon, linguiça, cebolas e afins.

A estrela do prato, contudo, é o pinhão. Essa semente de araucária (árvore típica da região Sul), é muito farta, especialmente durante essa época do ano. Seja cozido apenas com sal, seja em farofas, ou, como nesse caso, num entrevero, o pinhão está presente em quase todos os momentos e eventos do inverno, de festas típicas às feiras.

Só de pensar a gente já fica com fome, não é? Então vamos ao que interessa: a receita desse prato!

Ingredientes

2 kg de carne bovina pura cortada em cubos (de preferência, alcatra ou coxão mole)

2 kg de pinhão cortado ao meio

800 g de linguiça calabresa (rodelas)

500 g de bacon em fatias

3 cebolas (grandes) cortadas em 4 partes

3 pimentões coloridos (médios) cortados em fatias

Sal a gosto

Óleo

Modo de preparo

Comece colocando um pouco de óleo em um disco ou panela grande. Frite a carne bovina cortada em cubos e, em seguida, adicione a calabresa. Cozinhe por alguns minutos e acrescente a cebola e o pimentão na sequência.

Quando tudo estiver quase pronto, junte os pinhões cortados ao meio. Deixe tudo cozinhar por, aproximadamente, 5 minutos, para que os sabores se incorporem.

Finalize adicionando sal a gosto, e está pronto o seu entrevero de pinhão! Bom apetite!

Ah, e uma dica: essa receita também fica muito deliciosa com outros tipos de carne. Ou seja, você pode dar o seu toque e fazer esse prato com carne suína ou com frango! Mas fique atento(a) ao cozimento de cada tipo de carne.

Acompanhamentos

Por mais delicioso que esse prato seja por si só, alguns acompanhamentos conseguem complementar ele perfeitamente! De saída, nossa dica é: fazer aquele arroz bem soltinho ou uma salada. Isso vai garantir uma refeição supercompleta para todo mundo.

Quer ter menos trabalho? Então a pedida é passar na padaria do Andreazza e garantir o pão fresquinho do dia! Com nosso cacetinho, fica fácil fazer um ótimo sanduíche usando o entrevero de pinhão como recheio. É só cortar o pão no meio, passar algum condimento caso queira, e forrar o seu pão com a quantia de entrevero que mais lhe agradar!