Blog Andreazza!

Por dentro do super universo do Super Andreazza:
receitas, dicas e muito mais no nosso blog!

A imagem mostra uma composição, com um prato de espaguete decorado com temperos de coloração verde e vermelha, uma taça de vinho pela metade ao lado esquerdo do prato e uma garrafa de vinho branca ao fundo, com talheres em primeiro plano. Tudo isso está em uma pequena toalha, que, por sua vez, está colocada em uma superfície preta.
ícone de calendário

29.06.2023

ícone categoria

Dicas para harmonizar massas e vinhos

Como você já sabe, aqui no blog do Andreazza, a gastronomia está sempre em destaque! Por isso, hoje decidimos trazer algumas dicas para harmonizar massas e vinhos. Quando esses dois são combinados corretamente, eles se complementam, realçando os sabores, equilibrando texturas e proporcionando grandes momentos ao paladar. Portanto, se você é amante da boa comida e dos bons vinhos, continue lendo esse artigo!

Entendendo sobre a harmonização de massas e vinhos

No texto de hoje, vamos explorar mais sobre quais tipos de massa casam bem com quais tipos de vinho.

De modo simples, harmonizar massas e vinhos é algo para quem busca encontrar um equilíbrio ideal entre os sabores da comida e as características do vinho, com um complementando o outro.

No caso das massas, precisamos considerar a textura, o molho e os ingredientes utilizados no preparo. Com isso, podemos encontrar o rótulo perfeito para acompanhar o prato em questão, criando uma experiência gastronômica memorável e que conquista aqueles que provam pelo sabor.

Confira agora algumas dicas para harmonizar massas e vinhos:

Massas leves e frescas

Massas mais leves, como o espaguete ao pesto, ou massas frescas, como uma salada de macarrão, pedem por um vinho branco jovem e refrescante, tal como o Sauvignon Blanc ou Pinot Grigio. Esses vinhos têm uma acidez elevada e notas cítricas, que ajudam muito no realce dos sabores leves das ervas e condimentos que enfeitam esse tipo de massa.

Massas com molho de tomate

O molho de tomate, tão utilizado em massas como a bolonhesa ou na própria lasanha, é ideal para quem busca harmonizar massas e vinhos de uma maneira mais tradicional. Isso porque, além de ser um clássico, a acidez do tomate casa bem com a acidez de vinhos tintos de corpo médio, como o Merlot. Além disso, os taninos presentes nesse tipo de rótulo são a pedida perfeita para complementar a intensidade do molho de tomate.

Massas com recheio

Raviólis e tortellinis oferecem uma boa alternativa para quem quer fugir de massas mais “comuns”. Além disso, eles trazem uma variedade de sabores para agradar a todos. No que diz respeito à harmonização com vinhos, podemos indicar que para as massas recheadas com queijos, como tortellini de ricota e espinafre, vinhos brancos mais encorpados (como o Chardonnay) são uma excelente escolha.

Já as massas recheadas com carne, como um delicioso ravióli de carne, combinam perfeitamente com os vinhos tintos mais robustos, tal como o Cabernet Sauvignon ou até mesmo um Malbec.

Massa com frutos do mar

Linguine com camarão, fettucine de lula ou até mesmo uma penne com frutos do mar: para harmonizar massas e vinhos nesse caso, devemos optar pelos vinhos brancos mais frescos e minerais, como, por exemplo, o Sauvignon Blanc. Esses vinhos trazem notas cítricas e salinas ao paladar, características que casam muito bem com os sabores delicados e marcantes dos frutos do mar.

Massas com molhos cremosos

Esse é um tipo mais clássico, como um fettuccine Alfredo, cujo molho é mais encorpado e pode ser feito com cogumelos ou queijos diversos. Ao harmonizar massas e vinhos nesse caso, o recomendado é optar por um vinho branco de corpo médio, como um Chardonnay mais amadeirado. Isso porque esse tipo de vinho tem estrutura e cremosidade suficiente para lidar com toda a riqueza desses molhos, equilibrando os sabores da sua refeição.

Por que fazer a harmonização de massas e vinhos?

Harmonizar massas e vinhos é uma ótima maneira de trazer uma experiência gastronômica especial e diferenciada para quem você mais ama. Ao combinar os sabores, texturas e características dos pratos de massa com os vinhos ideais, você cria momentos unicamente deliciosos.

Lembre-se de experimentar diversas combinações, explorar novos sabores e descobrir suas preferências pessoais. Aproveite toda essa jornada para desfrutar de uma refeição completa, que entrega muito prazer ao paladar.

Super Andreazza: as melhores opções para quem quer harmonizar massas e vinhos

Lembre-se de visitar as lojas do Super Andreazza. Lá, você encontra uma ampla seleção de ingredientes para harmonizar massas e vinhos. Delicie-se com pratos cuidadosamente preparados para encantar e entregar uma experiência gastronômica memorável a quem você mais ama!