Blog Andreazza!

Por dentro do super universo do Super Andreazza:
receitas, dicas e muito mais no nosso blog!

A imagem mostra uma cestinha de vime com gomos de bergamota em cima de um pano posto sobre uma mesa de madeira. Ao fundo, vemos mais bergamotas, colocadas em caixas e vasos, mas ainda com cascas.
ícone de calendário

23.05.2019

ícone categoria

10 coisas que você precisa saber sobre a bergamota

A imagem mostra uma cestinha de vime com gomos de bergamota em cima de um pano posto sobre uma mesa de madeira. Ao fundo, vemos mais bergamotas, colocadas em caixas e vasos, mas ainda com cascas.

Mexerica, tangerina, ou simplesmente, bergamota… Essa fruta conquista corações diversos, especialmente na época do inverno. Muito saborosa, com uma combinação ideal de dulçor e acidez, a bergamota é parte integral das famosas “lagarteadas”, onde nos espichamos para aproveitar o sol e se deliciar com a fruta.

Para homenagear essa delícia da natureza, o Andreazza separou 10 coisas que você precisa saber sobre a bergamota. Confira!

De onde vem a bergamota?

Muito conhecida no Brasil inteiro, a bergamota não é nativa das terras tupiniquins. Sua origem é no sudeste da Ásia, onde a fruta vem sendo cultivada há milênios, bem antes de Cristo. Sabendo disso, a gente pode afirmar que as bergamotas são mais antigas que até mesmo as laranjas.

Apesar da idade, essas frutas só foram chegar em outros países perto do ano 1800, onde desembarcaram na Inglaterra. A partir disso, foram levadas à Itália e outros países europeus. Por aqui, acredita-se que a bergamota tenha chegado por conta do descobrimento do continente e, eventualmente, espalhou-se e conquistou os estados brasileiros.

Curiosidades sobre a bergamota

Tão querida por nós, a bergamota possui uma série de curiosidades que vão fazer você se apaixonar ainda mais por ela! Dá só uma olhada:

1) Mil nomes diferentes

Por aqui, nós a conhecemos como bergamota. Mas para outras pessoas em outros locais, a fruta é chamada por outros nomes: mexerica (muito utilizado na região Sudeste e Centro-Oeste do Brasil), laranja-cravo (como é conhecida nos estados do Nordeste), mimosa (termo carinhoso usado no Paraná) e também tangerina, bem como suas variações (tangerina-cravo, tangerina-do-rio, etc.).

2) Existe diferença entre elas?

Apesar de serem muito semelhantes, existem sim diversos tipos de bergamota. A pokan (ou poncã) é a mais comum, de frutos grandes e fáceis de descascar. Já a tangerina-cravo tende a ser mais ácida, enquanto a murcote possui mais sementes, casca mais fina e um gosto que lembra o da laranja. Além disso, ainda temos variedades como a dancy ou a montenegrina.

3) Rica fonte de vitaminas

Nosso corpo não produz a vitamina C, tão importante para nossa imunidade, de maneira natural. Para conseguir isso, precisamos ingerir alimentos que são ricos e fontes da mesma, como a bergamota, especialmente de maneira natural. A fruta também possui uma boa dose de vitamina A, que ajuda a manter a saúde da pele e dos olhos e aumenta nossa resistência contra infecções.

4) Resistente ao clima

A bergamota é uma fruta muito adaptável e resistente ao clima, conseguindo ser produzida até mesmo em temperaturas bem variadas. Por aqui, a colheita dela se dá especialmente entre maio até agosto, mas em certos casos, pode ir de março a setembro.

5) O chá de bergamota

Não são apenas os gomos da bergamota que trazem vantagens para nós! Suas folhas e cascas nos permitem fazer ótimos chás. Com suas folhas, é possível obter uma infusão que traz um efeito calmante e com a casca, pode-se fazer um chá que auxilia na digestão e acalma o estômago.

6) Isotônico natural

Para quem faz exercícios diretos, saiba que a bergamota é um ótimo isotônico natural! Sua composição possui minerais como o fósforo, magnésio e o cálcio, que ajudam a repor os líquidos do corpo depois de realizar uma atividade física.

7) Ajuda na regulagem do intestino

A bergamota também tem um alto teor de fibras! Isso quer dizer que, consumida naturalmente, essa fruta auxilia na regulagem do nosso intestino, fazendo com que o mesmo funcione da maneira ideal.

8) Auxílio na prevenção do envelhecimento precoce

Todo mundo envelhece e não temos como fugir disso. Mas podemos prevenir que os sinais da idade surjam antes da hora! O consumo de bergamota auxilia na prevenção do envelhecimento precoce, uma vez que a fruta também tem ação antioxidante, protegendo nossas células contra os radicais livres.

9) Fáceis de armazenar

Além de deliciosas, essas frutas também são práticas de armazenar. Por não amadurecer após sua colheita, a bergamota pode ser guardada simplesmente na gaveta de baixo da sua geladeira. Se você descascar ela e não consumir na hora, também pode guardá-las na geladeira, mas dentro de algum potinho ou saquinho para evitar que a fruta perca vitaminas e minerais.

10) Produção e consumo brasileiro

No Brasil, a bergamota é muito consumida e muito produzida! Com o foco da produção na região Sudeste, a fruta já chegou a ter um consumo médio por família de 1,8 kg, com os gaúchos sendo os principais apreciadores dessa delícia!