Blog Andreazza!

Por dentro do super universo do Super Andreazza:
receitas, dicas e muito mais no nosso blog!

A imagem duas pessoas, de mãos dadas, atravessando a rua na faixa de segurança. A pessoa da esquerda veste sapatos brancos, calça escura e camiseta azul, e carrega duas bolsas de compras na mão direita. A pessoa à direita do observador também calça sapatos brancos, um shorts jeans claro e carrega uma bolsa no lado direito.
ícone de calendário

25.09.2017

ícone categoria

6 dicas para atravessar a rua com mais segurança

A imagem duas pessoas, de mãos dadas, atravessando a rua na faixa de segurança. A pessoa da esquerda veste sapatos brancos, calça escura e camiseta azul, e carrega duas bolsas de compras na mão direita. A pessoa à direita do observador também calça sapatos brancos, um shorts jeans claro e carrega uma bolsa no lado direito.

O trânsito pode ser imprevisível caso não tenhamos os devidos cuidados e atenção. Condutores devem dirigir de maneira defensiva, respeitando as leis estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro e atento aos pedestres. Contudo, as práticas que procuram manter a segurança também devem ser obedecidas pelos próprios pedestres, que deve sempre agir de acordo com alguns hábitos e cuidados para evitar atropelamentos.

Sabendo disso, nós separamos algumas dicas que vão ajudar você, pedestre (inclusive as crianças), a circularem em segurança e evitar maiores riscos:

1) Atravesse na faixa de segurança ou em semáforo

Regrinha básica e que sempre deve ser observada!

Os motoristas devem respeitar essas sinalizações, e os pedestres também. Ao atravessar na faixa ou de acordo com a orientação do semáforo, sua segurança é mais garantida. Se não for possível, gesticule com a mão, indicando que tem a intenção de atravessar, e só o faça quando os carros e motos tiverem parado para que você cruze a via.

2) Ande pela calçada e mantenha-se longe da via

Procure evitar a locomoção próximo ao cordão da calçada e da via. Pela proximidade com a rua, um descuido ou acidente (como um tropeção), podem ter consequências graves. Portanto, mantenha-se sobre a calçada e só cruze a rua quando de fato precisar atravessar e lembre-se de olhar para ambos os lados.

3) Atente ao modo de atravessar

Quando precisar utilizar a pista para atravessar, e não houver, faixa ou semáforo para uma travessia segura, procure andar em linha reta e perpendicularmente à calçada. Assim, o caminho fica mais curto e você, enquanto pedestre, fica menos exposto.

Você também não precisa correr para atravessar, uma vez que a alteração na velocidade do passo pode surpreender os motoristas e causar complicações. Portanto, ao atravessar, o faça de maneira segura e com calma, para evitar tropeços e quedas.

4) Evite atravessar em curvas

Você sempre deve procurar ser visto pelos motoristas, bem como ver o trânsito. Assim, evite cruzar a via em curvas ou trechos em que você pode ter sua vista obstruída, como em um topo de morro. Mantenha os olhos no movimento da rua em todos os momentos!

Ao atravessar, redobre sua atenção e cuidados caso haja um caminhão, ônibus ou veículo de porte maior bloqueando sua visão. Nessas situações, você não enxerga o lado oposto da via e os condutores não percebem em que local você está.

5) Mantenha as crianças próximas

Crianças tendem a ser mais elétricas e podem dispersar a atenção mais facilmente. Por isso, ao atravessar a rua com elas, mantenha elas próximas a você, segurando a mão delas com firmeza e mantendo-se alerta ao trânsito. Isso vale para a caminhada na calçada, evitando sempre que a criança ande muito próxima do meio-fio e da via.

6) Tenha empatia

Além das crianças, vale redobrar os cuidados quando há idosos aguardando para fazer a travessia. Eles tendem a se movimentar mais lentamente, portanto, é importante auxiliá-los quando possível. Essa dica também vale para gestantes ou pessoas com dificuldades de locomoção, que podem sentir maiores dificuldades nesse momento.