14.09.2022
Molho de iogurte para suas saladas
Seja como acompanhamento, seja como prato principal, a salada é um elemento importante para as refeições mais presentes no nosso dia a dia. Trazendo muito frescor à mesa, ela costuma fazer parte de travessas e tigelas repletas de cores e tem papel importante para o funcionamento do nosso organismo. E o melhor: ela não precisa ter sempre o mesmo tempero!
Hoje, você vai aprender a fazer um delicioso molho a base de iogurte para temperar sua salada. Confira!
Variedade para sua salada
Assim como muitas outras comidas, o jeito que cada um tempera a salada é diferente.
Alguns preferem aquela salada preparada apenas com folhas verdes, bem clássica. Outros, optam por juntar pepino, maçã e/ou outros vegetais e frutas ao prato. Mas uma coisa que preenche de sabor e diferencia cada prato de salada, é o tempero.
Cada mãe, pai, tio e tia tem um toque especial na hora de dosar os ingredientes e temperar a salada, mas o hábito mais comum de todos é o de colocar uma pitadinha de sal, vinagre e azeite e tcharam!, tudo pronto. Mas às vezes, de tão acostumados que ficamos com esses temperos, a salada acaba ficando sem graça.
Felizmente, o que não faltam são opções deliciosas para incrementar seu mix de folhas, como essa ótima dica que trazemos para você hoje: um molho de iogurte que vão deixar suas verduras e legumes com outra cara e sabor!
Como fazer o molho de iogurte para sua salada
Combinação perfeita para diversas misturas de vegetais, essa receita é uma boa pedida para quem tem os dias cheios. Isso porque ela é muito prática e rápida de fazer, e você ainda pode aumentar a quantidade para fazer mais e reservar para usar futuramente.
Além de ser uma delícia, esse molho de iogurte é uma opção leve e combina muito bem com diversos tipos de salada, seja aquela mais padrão, a fitness ou as mais elaboradas!
Então, hora da receita! Olha só:
Ingredientes
- 1 pote de iogurte natural (170 g)
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 dente de alho
- Sal e pimenta-do-reino (preferencialmente moída na hora) a gosto
Modo de preparo
Comece amassando ou picando o alho bem fininho, como for de sua preferência. A ideia é que ele dê sabor ao molho, mas sem ficar em pedaços grandes que sejam perceptíveis na boca.
Quando ele virar uma pastinha, pegue uma tigela e despeje tudo dentro dela. Junte o iogurte (por completo), as duas colheres de azeite e complete temperando com sal e pimenta, provando para achar o ponto que mais te agrada. Se quiser, você ainda pode juntar uma folhinha de hortelã, manjericão e outras ervas.
Feito isso, é só colocar sua tigela na geladeira até o momento de servir ou temperar sua salada! Ah, e vale dizer que, colocando esse molho de iogurte em um pote fechado, ele pode ser consumido em até 3 dias (desde que guardado na geladeira).
Dicas de salada para usar com seu molho
Como falamos antes, esse molho dá um toque especial em diversas saladas. Além das queridinhas saladas de folhas, aquelas que usam legumes também casam muito bem com a receita que ensinamos.
Uma das nossas dicas é de juntar o molho às batatas cozidas e temperadas com sal e pimenta. Juntando fatias finas de cebola roxa e algum temperinho verde, como salsinha, você tem uma opção mais reforçada para o seu dia!
Outra ideia é descascar e retirar as sementes do pepino e, após cortá-lo em fatias mais grossas, juntar o molho a ele. Isso vai dar muito sabor a um fruto que é importante para o nosso metabolismo, mas se temperado com os condimentos de praxe, pode ficar “sem sal”.
Por último, o molho de iogurte harmoniza muito bem com uma salada de repolho roxo, cenoura ralada, cebolinha e uvas-passas (isso mesmo!). Tudo misturado, essa dica é crocante e cremosa, perfeita para servir com aperitivos. Vale tentar aí na sua casa!