16.02.2023
Fim das férias: dicas para uma rotina mais leve
Se durante dezembro as famílias se mobilizam por conta da aproximação das férias, em fevereiro começam a se organizar para retornar à rotina. Aproveitar bons momentos, dormir um pouco mais, curtir com os filhos e parentes, e pegar mais leve nas tarefas rotineiras é ótimo, mas quando o fim das férias chega, pode ser difícil retomar o ritmo normal no trabalho e cuidados com a casa.
Pensando nisso, para esse fim das férias, trazemos dicas para uma rotina mais leve para você e sua família, confira!
Depois das merecidas pausas das férias, se adaptar ao dia a dia pode ser complicado, especialmente para quem tem filhos. Afinal, além de dar conta das atividades cotidianas que envolvem suas respectivas profissões, também devem considerar a rotina dos filhos, que voltam às salas de aula para um novo ano letivo.
É por conta de todas essas questões que, especialmente no fim das férias e nos primeiros dias do cotidiano, retomar os costumes pode ser ainda mais cansativo. No entanto, existem algumas alternativas que ajudam a tornar o ritmo mais leve e agradável para todo mundo aí na sua casa!
Promessa é dívida: cumpra as resoluções de Ano Novo
Muitas pessoas têm o costume de, no fim de ano, traçar caminhos para atingir as metas que desejam no ano que começa. O problema é que a grande maioria acaba abandonando essas metas logo na primeira semana!
Por isso, a nossa primeira dica é: cumpra suas promessas. Reveja sua lista de objetivos e comece a realizá-los já no fim das férias, mesmo que do mais fácil ao mais difícil. Isso pode dar uma alternativa boa para sair da mesmice que vem com a rotina, e aliviar seus dias!
Planeje as refeições da semana
Ter que pensar, diariamente, em qual vai ser o prato do almoço ou da janta e depois prepará-lo é algo bem desgastante. Se isso envolve ponderar também sobre o preparo de lanches para os filhos, fica ainda mais difícil.
Então que tal planejar um cardápio para a semana? Conferindo os ingredientes disponíveis na geladeira e despensa fica mais fácil cozinhar algo para os primeiros dias e dá uma brecha para montar uma lista de compras para levar no Andreazza mais próximo, também já tendo em mente os próximos pratos que vão ser preparados.
Organize a casa
Na correria do ano que passou, normalmente muita coisa da casa acaba ficando entulhada ou acumulada. E como nas férias o foco é descansar, muitas vezes a faxina não é tão caprichada quanto a gente gostaria, né?
Por mais puxado que seja, fazer essa limpeza no fim das férias é uma boa forma de abrir espaço na casa, se livrar de objetos que não servem mais e, de certa forma, renovar as energias do seu lar, algo que influencia diretamente no bem-estar de toda a família que divide esses ambientes.
Aromas ideais para uma casa perfumada
Você já foi a uma casa que tinha um cheiro incrível e que ficou marcado na sua memória? Pois é! Ter uma casa bem perfumada faz toda a diferença, tanto para quem mora nela, como para quem visita. Afinal, os aromas permitem criar conexões com os ambientes que estamos e visitamos. Sendo assim, saber escolher o cheiro para o ambiente é essencial.
Na cozinha, o ideal são aromas cítricos como laranja, limão e tangerina; na sala de estar, cravo e canela estimulam a interação e trazem uma sensação de bem-estar. Alecrim, verbena e capim-limão também são boas opções.
No quarto, use aromas que ofereçam aconchego e tranquilidade, como óleos essenciais de lavanda (especialmente se for quarto de criança), camomila e melissa; por fim, os banheiros devem ser sempre associados com cheiros de um ambiente limpo. Por isso, esse cômodo pede aromas mais frescos de flores tradicionais, como lavanda, gerânio, palmarosa e flor de cerejeira.
Pratique atividades de lazer
Uma rotina saudável inclui momentos de descontração. Atividades mais leves são essenciais para manter a saúde mental e aproveitar momentos para extravasar da correria do trabalho e da escola.
Aproveite a reta final do descanso e o fim das férias para procurar um novo hobby, seja ele a prática de exercícios físicos, passear com a família e os pets, ler livros e ver filmes… enfim, qualquer coisa para relaxar. Isso torna as obrigações dos dias mais suportáveis e faz com que sua rotina, de maneira geral, se torne muito mais produtiva.
Ajuste-se com calma à rotina
Não ceda à pressão de voltar com tudo no primeiro dia de trabalho! Depois de passar um tempo com horários diferenciados e sem realizar as demandas tão corriqueiras de todo o ano, é injusto esperar que seu corpo e mente respondam a essa mudança logo às 8h do primeiro dia pós-férias.
Regule novamente seu horário, converse com os filhos para que a volta às aulas fique mais leve, não se cobre por conta de improvisos que possam acontecer e mantenha em mente que, aos poucos, o seu ritmo voltará ao normal e, quando você piscar, as férias estarão batendo à porta mais uma vez!
E aí, vamos colocar essas dicas em prática? Pode apostar que os dias vão ficar mais leves e a adaptação ao ritmo usual será mais fácil. Ah, e aproveite para compartilhar essas sugestões com a família e amigos também, afinal, o fim das férias (infelizmente) chega para todos!