Blog Andreazza!

Por dentro do super universo do Super Andreazza:
receitas, dicas e muito mais no nosso blog!

A imagem mostra amigos reunidos em uma mesa, com decorações natalinas ao redor. São cinco amigos, dos quais dois são homens de cabelos escuros, e três são mulheres, também de cabelos escuros. Todos vestem roupas grossas e cachecóis de diversas cores, como bege, cinza e vermelho. A mulher mais a direita da mesa veste um gorro de Natal. Eles partilham um prato de comida, com xícaras nas mãos. Sobre a mesa vemos um presente verde com laços vermelhos.
ícone de calendário

30.11.2022

ícone categoria

As tradições de Natal ao redor do mundo

A Copa do Mundo sempre nos faz conhecer e apreciar culturas diferentes dos tantos países que participam do evento. Afinal, com todo o planeta de olho no evento, sempre tem alguma tradição que chama a atenção, não é mesmo? Mas, dessa vez, o campeonato é realizado na reta final do ano, com o campeão levantando a taça às vésperas do Natal, outro evento que é celebrado em todo mundo anualmente. 

O Super Andreazza ficou curioso e decidiu buscar como é o Natal em alguns dos países que vão participar da Copa do Mundo de 2022. Afinal, pode ser que alguma dessas tradições internacionais seja apreciada aí na sua casa, não é? 

A origem do Natal 

A celebração do Natal tem uma origem que vem desde a cultura pagã até a romana. Os romanos costumavam celebrar dois feriados no mês de dezembro: um deles durava quase duas semanas e celebrava Saturno, o deus da agricultura. O segundo celebrava o rei Sol. 

Já os pagãos costumavam acender grandes fogueiras e velas para afastar a escuridão que descia mais rapidamente no dia mais escuro do ano, que normalmente também ocorria em dezembro. Eventualmente, os romanos absorveram esse costume em suas celebrações e, após alguns séculos, o cristianismo fez o mesmo, adotando esses costumes para serem celebrados no dia 25 de dezembro. 

Eventualmente, outros símbolos foram sendo incorporados nas festanças natalinas, como as árvores de Natal, o peru durante a ceia e, claro, a imagem do Papai Noel como conhecemos hoje em dia. 

O Natal na Alemanha 

A árvore decorada é um dos maiores símbolos do Natal, e acredita-se que a tradição de utilizá-la nessa época do ano, dentro de casa, veio da Alemanha. Por isso, não é de se espantar que eles tenham alguns costumes bem… únicos em relação a ela.  

Um deles é o de esconder um pepino em um dos galhos da árvore, para presentear a criança da família que achá-lo. Apesar de alguns dizerem que essa tradição não surgiu em território germânico, o país é o que mais utiliza desse costume durante as celebrações natalinas. 

O Natal no Japão 

Ao contrário do que acontece em terras tupiniquins, o Natal não é um feriado nacional lá pelas bandas nipônicas. Mas isso não impede que as pessoas tenham uma maneira bem única de celebrar a data! 

Ao invés de reunir a família ao redor da mesa para a ceia, um dos costumes mais comuns entre os japoneses é o de ir à famosa franquia americana de frango frito, a KFC (Kentucky Fried Chicken). Essa tradição começou na década de 70, após uma campanha publicitária de muito sucesso que trazia o slogan “Kentucky para o Natal!”.  

O resultado é que ainda hoje as pessoas formam grandes filas para garantir um lugar na mesa de Natal com franguinhos fritos! 

O Natal na Dinamarca 

Antes da chegada do cristianismo na Dinamarca, a celebração natalina era realizada no dia mais longo, que ocorria próximo do solstício de inverno. Nos tempos atuais, as casas dinamarquesas são decoradas com personagens conhecidos como “nisser”, que, segundo as lendas, trazem proteção às famílias que moram em casa ornadas com essa figura. 

Na véspera de Natal, as famílias dinamarquesas colocam a árvore de Natal no meio da sala e tiram um tempinho para dançar ao redor da mesma enquanto entoam cantigas festivas da data. 

O Natal no México 

Os mexicanos adoram celebrar datas festivas de uma maneira muito colorida, e no Natal não é diferente! Por toda a extensão do país latino, membros da igreja católica realizam eventos conhecidos como Pastorelas, onde eles contam a história do Natal.  

Essa celebração começa vários dias antes do Natal, com um evento chamado de “Las Posadas”, uma marcha em que se encena a jornada de José e Maria até o nascimento de Jesus. Toda a festança é muito vibrante, com arranjos de flores feitos especialmente para a data. 

O Natal em Portugal 

Nossos irmãos do outro lado do Atlântico celebram o Natal de uma maneira praticamente idêntica à nossa. Ou seja, as famílias se reúnem à noite para um jantar mais tardio, acompanhando pela TV ou até mesmo comparecendo à conhecida Missa do Galo, onde encontram membros da comunidade para desejar felicidades aos vizinhos. 

Em Portugal, a missa é comumente seguida por um show de fogos de artifícios, com a troca de presentes sendo realizada ao badalar da meia-noite.