Blog Andreazza!

Por dentro do super universo do Super Andreazza:
receitas, dicas e muito mais no nosso blog!

A imagem mostra mãe e filha. A mãe, tem cabelos escuros que estão presos em um coque. Ela usa camisa jeans azul-claro, e por cima dela, um avental marrom. Veste luvas de borracha amarelas, e enquanto ri, passa um pano em uma mesa de madeira de tom claro. A filha, na faixa dos 10 anos, tem cabelo loiro-escuro que está preso em um rabo de cavalo. Ela veste camiseta salmão e por cima, um avental. A filha está ao lado de sua mãe, olhando e rindo para ela, enquanto segura uma bacia com panos e produtos de limpeza.
ícone de calendário

29.09.2022

ícone categoria

Dicas de limpeza para uma casa com crianças

A imagem mostra mãe e filha. A mãe, tem cabelos escuros que estão presos em um coque. Ela usa camisa jeans azul-claro, e por cima dela, um avental marrom. Veste luvas de borracha amarelas, e enquanto ri, passa um pano em uma mesa de madeira de tom claro. A filha, na faixa dos 10 anos, tem cabelo loiro-escuro que está preso em um rabo de cavalo. Ela veste camiseta salmão e por cima, um avental. A filha está ao lado de sua mãe, olhando e rindo para ela, enquanto segura uma bacia com panos e produtos de limpeza.

Quando uma criança chega, a vida familiar muda drasticamente. E para melhor. As alegrias são multiplicadas, as conquistas têm mais brilho e os deveres e responsabilidades são levados ainda mais a sério. Dentro desse mundo repleto de mudanças, uma das coisas que exigem um jogo de cintura maior por parte dos papais e mamães é a bagunça na casa.

Para diminuir os “estragos” causados pelos pequenos artistas da residência, a limpeza do lar se torna mais frequente. Afinal, uma boa faxina ajuda a promover não apenas o bem-estar dos pimpolhos, mas como de todo mundo que mora na casa.

Então, continue a leitura e confira umas dicas de limpeza para quem tem uma casa com crianças!

Cuidados e limpeza integral

Bebês e crianças descobrem mundos novos todos os dias. Justamente por conta da sua curiosidade, eles costumam fazer mais “arte”. Tudo muito fofo e que, eventualmente, viram histórias boas de contar nos encontros de família.

Contudo, é justamente durante essa época da vida que eles necessitam de cuidados integrais. E isso vale para a higienização de todos os ambientes da casa e das roupas dos pequenos. Para ajudar nessa tarefa, seus melhores aliados são os panos, esfregões e produtos com cheiros suaves, que mantêm toda a limpeza em cheque.

Mas é claro que dá para ir além, e por isso, vamos dar uns conselhos pontuais para ajudar você a consertar algumas das situações mais recorrentes de quem possui filhos em casa.

Como limpar as paredes riscadas

Todo artista precisa de uma tela para suas obras, não é mesmo? Isso vale para as crianças. Infelizmente, para os papais e mamães, a tela preferida deles costumam ser as paredes da casa.

Por mais que eles possam demonstrar um talento surpreendente para o campo artístico, quando a obra é feita na parede da sala, é normal ficar abobado com o desenho e incomodado ao pensar no trabalho de limpar o mesmo.

Felizmente, existem métodos muito eficazes que te ajudam nessa tarefa.

Sabonete neutro

Um jeito bem simples e eficaz de limpar os rabiscos da parede, sejam aqueles feitos por lápis de escrever ou de cor. Misture o sabão com a água (se for sabonete líquido, misture em um recipiente; se for a barra, apenas molhe a mesma). Depois, use uma esponja ou pano para esfregar. Repita o processo até que o desenho suma.

Detergente neutro

Se o seu pequeno utilizou uma caneta ou canetinha para fazer o desenho, opte pelo detergente neutro. Com isso, você consegue remover os riscos e ainda preservar a pintura original da parede. Para isso, esfregue o local com uma esponja e, em seguida, passe um pano umedecido com água para remover os resíduos.

Álcool

Com o álcool, fica fácil de limpar aquela parede riscada com canetinha ou com giz de cera. O processo é simples: basta umedecer um pano com álcool e esfregar o local riscado. Depois, use um segundo pano para tirar o excesso. Importante lembrar que o álcool não deve ser usado em paredes laváveis, uma vez que pode gerar manchas e prejudicar a tintura.

Como limpar as roupas manchadas

Quando o assunto são manchas nas roupas, há um leque grande de opções que podem ser utilizadas para limpá-las. Para as manchas de gordura, por exemplo, o mais indicado é o uso de detergente puro nas roupas ainda secas. Agora, se as manchas são de canetinha, opte por utilizar um demaquilante em óleo.

Além disso, papais e mamães acabam tendo que lidar com manchas de sangue. Afinal, a criançada é ligada na tomada, e acabam caindo e se machucando. Esse tipo de mancha pode ser complicado de remover, mas a dica da vez é utilizar um sabonete branco, levemente molhado, esfregando a região até que a mesma fique limpa. Mas atenção: garanta que a mancha sumiu por completo antes de colocar a pecinha de roupa na máquina junto com as demais!

Por fim, as manchas de chocolate são mais difíceis de serem removidas por conta da sua coloração. O ideal, então, é fazer uma mistura de 1 colher de sabão em pó ou líquido com 1 colher de bicarbonato de sódio. Depois, aplique na mancha e deixe agir por 10 minutos. Após esse tempo, esfregue com uma escovinha e lave normalmente.

Manchas no sofá ou tapete

Sofá e tapetes são itens muito valorizados na casa. E também, são alguns dos que mais sofrem com as peripécias infantis. É comum que comidas, líquidos e afins sejam derrubados neles. Mas felizmente, a situação pode ser consertada!

Para retirar manchas de sofás e tapetes, primeiro é importante saber qual material foi utilizado para fazê-lo. Nas etiquetas, é possível ver a recomendação de limpeza: por exemplo, se o sofá tem uma etiqueta com a letra “W”, significa que a limpeza deve ser úmida com produtos específicos; o “P” indica a lavagem a seco; o “F” também indica lavagem a seco, mas feita por profissionais; e o “O” significa a lavagem em água fria.

De uma maneira geral, você pode retirar manchas gordurosas com um pano umedecido em água e detergente neutro. Já com óleos, o ideal é retirar o excesso com um papel absorvente. Riscos de canetas pedem por uma esponja macia com vinagre de álcool branco.

Por fim, para retirar massinhas de modelar (instrumentos muito utilizados pelos pequenos escultores!), o primeiro passo é deixar a massa secar e, com uma faca sem ponta, raspar o tapete. Depois, passe álcool isopropílico em um pano e retire a cor da massinha!

E aí, gostou das dicas? Então acompanhe várias outras aqui mesmo, no blog do Super Andreazza!