Blog Andreazza!

Por dentro do super universo do Super Andreazza:
receitas, dicas e muito mais no nosso blog!

a imagem mostra uma cumbuca de chocolate com dois garfos de fondue, com um morango e um kiwi na ponta de cada um. Ao redor, temos um prato com bananas e uma cumbuca com marshmallows. Espalhado sobre a mesa há um kiwi cortado ao meio, morangos, amêndoas, ameixas e marshmallows. Há também uma tábua com pedaços de chocolate em barra.
ícone de calendário

17.06.2022

ícone categoria

Fondue: doce ou salgado, para esquentar seu inverno

Um dos pratos mais característicos do inverno é o fondue, fácil de fazer, usa poucos ingredientes bem selecionados, e fica uma absoluta delícia! Pensando nessas vantagens, hoje nós decidimos trazer duas receitas de fondue, de queijo e outra de chocolate, para você saborear em um momento especial com quem você gosta!

Como surgiu o fondue?

Prato originário da Suíça, o fondue foi se tornando mundial e, consequentemente, ganhando variações próprias em cada país que chegou. Acredita-se que o prato tenha surgido quando os camponeses suíços, que viviam nas regiões mais montanhosas do país e não tinham fácil acesso à cidade, derretiam o queijo que produziam e mergulhavam o pão nele.

Anos depois, a ideia base se mantém a mesma, mas os acompanhamentos e diferenciais fazem com que o fondue seja um prato muito versátil cabendo no gosto de diversas pessoas.

Fondue de Queijo Tradicional

O fondue de queijo é um dos mais clássicos e conhecidos. Prático e muito delicioso, ele encaixa muito bem com diversos acompanhamentos que fazem dele uma ótima pedida para esquentar os dias mais frios do ano! Veja como é fácil de fazer:

Ingredientes

1 dente de alho;

1 xícara (chá) de vinho branco;

350 g de queijo gruyère ralado;

350 g de queijo emmental ralado;

1 colher (chá) de amido de milho;

1 copo de requeijão;

1 pitada de pimenta-do-reino.

Modo de preparo

Comece amassando o dente de alho em uma panela e, na sequência, junte o vinho. Acrescente os queijos, o amido de milho, e misture tudo muito bem. Mantenha cozinhando em fogo baixo, mexendo sempre, até que todos os queijos estejam derretidos e tenham se tornado uma mistura homogênea. Quando chegar nisso, junte o requeijão, a pimenta-do-reino, e misture novamente.

Após, transfira tudo para uma panela de fondue, coloque sobre o fogareiro e mantenha a chama média acesa para manter aquecido. Deixe que cada pessoa se sirva, espetando um cubo de pão, ou uma batata, na ponta de um garfo longo, daqueles próprios para fondue. Mergulhe-os no fondue, envolvendo-os bem na mistura, e então, coloque sobre um prato para degustar com os acompanhamentos de sua preferência!

Sugestões para acompanhar

Para complementar o seu prato, opte por comer seu fondue com algum desses acompanhamentos:

Pão em cubos (semi-italiano ou ciabatta);

Batatas bolinha cozidas;

Carne bovina;

Azeitonas.

Fondue de Chocolate

Receita clássica para o inverno, o fondue de chocolate leva apenas três ingredientes para ficar pronto e deliciar em alguns dos momentos mais especiais da estação. Confira:

Ingredientes

500 g de chocolate amargo (55% cacau);

1 ½ xícara (chá) de creme de leite fresco;

3 colheres (sopa) de conhaque.

Modo de preparo

Para começar, pique o chocolate em pedaços pequenos. Na sequência, adicione o creme de leite em uma panela pequena e leve ao fogão, cozinhando em fogo médio. Assim que ferver, diminua o fogo e junte o chocolate picado. Pegue uma espátula e mexa tudo muito bem até derreter. Junte o conhaque, misturando tudo, e após, desligue o fogo. Quando chegar nesse ponto, transfira o creme de chocolate para uma tigela e, pronto, é só servir!

Para completar, agora é só mergulhar os acompanhamentos, um a um, no chocolate bem quente e, se deliciar!

Sugestões para acompanhar:

Para seu fondue de chocolate ficar ainda mais incrível, opte por algum desses acompanhamentos:

Bergamota ponkan;

Uvas;

Morangos;

Kiwis;

Manga palmer;

Damascos secos;

Figo seco;

Marshmallow.

Não tenho uma panela de fondue. E agora?

Caso você não tenha uma panela própria para fondue, não se preocupe! Aqui vão algumas dicas para você não deixar de aproveitar essa delícia:

Depois de preparar tudo, transfira o fondue para um recipiente que tenha uma baixa troca de calor com o ambiente, como por exemplo, pedra, sabão ou cerâmica. Outra alternativa seria a de colocar a tigela dentro de uma outra maior, com água quente. Esse banho maria pode ajudar a manter a temperatura ideal para que seu fondue fique perfeito!