12.10.2023
Outubro Rosa: é tempo de autocuidado e prevenção!
Uma das coisas que mais chamam atenção nesse mês é, com certeza, o Outubro Rosa, uma campanha de preservação da saúde feminina que destaca, principalmente, os cuidados voltados ao câncer de mama.
Essa doença é responsável por mais de 10% dos novos casos de câncer em todo o mundo, afetando mais de 2 milhões de pacientes. Esses dados chamam a atenção e destacam a importância de uma postura mais atenta em relação à saúde das mamas.
Esse autocuidado é fundamental para o diagnóstico precoce que, por sua vez, é importantíssimo para a cura da condição, já que aumenta exponencialmente as chances de sucesso do tratamento.
Conheça seu corpo
O caroço na mama, acompanhado ou não por dor, é o sintoma mais conhecido e mais fácil de ser percebido pela mulher, assim como pequenos caroços abaixo do braço.
No entanto, cabe ressaltar que esses sintomas não são sinônimos da doença e, portanto, é fundamental consultar um profissional da saúde de confiança.
Como a doença pode ser percebida mais cedo?
A partir dos 40 anos de idade, toda mulher deve realizar um exame clínico das mamas anualmente. O exame clínico deve ser feito em um ambulatório, centro ou posto de saúde.
A partir dos 50 anos, há a necessidade de realização de mamografia de dois em dois anos, mesmo sem o surgimento de sintomas aparentes!
Exames para detecção do câncer de mama
Exame Clínico
Pode ser realizado por médico ou enfermeiro, desde que o profissional da saúde esteja treinado para a realização do exame. Nele, é possível identificar alterações nas mamas e, se necessário, é indicada a realização de mamografia.
Mamografia
A mamografia, por sua vez, consiste em um raio-X da mama, que possibilita a visualização do tumor ainda em estágio inicial.
O autoexame e sua importância
Além dos exames médicos, o autoexame como parte de uma rotina de autocuidado é fundamental. Nele, a mulher deve apalpar os seios, conhecendo mais o próprio corpo e percebendo possíveis alterações. Caso percebidas, surge a necessidade de procurar um médico.
Além disso, cabe ressaltar que, apesar de fundamental, o autoexame não substitui o acompanhamento médico que deve ser feito.
Fatores de risco para o câncer de mama
Caso alguém da família (sobretudo parentes de primeiro grau) teve essa complicação antes dos 50 anos de idade, aumentam as chances de a pessoa desenvolver o câncer de mama. Além disso, quem já teve câncer de mama ou no ovário, deve ter a atenção redobrada para a saúde nesse caso.
Nesses casos, há a necessidade de acompanhamento especial, com realização de mamografia e exame clínico ao menos uma vez por ano, a partir dos 35 anos de idade.
O Super Andreazza apoia a causa do Outubro Rosa
A responsabilidade social faz parte da filosofia do Super Andreazza e, por isso, apoiamos a causa do Outubro Rosa.
Nós também promovemos nossas próprias ações de apoio às questões sociais, incluindo iniciativas como o troco solidário, que ajuda diversas instituições do Rio Grande do Sul!