Blog Andreazza!

Por dentro do super universo do Super Andreazza:
receitas, dicas e muito mais no nosso blog!

ícone de calendário

25.11.2021

ícone categoria

Receita de família: bolacha de Natal

De origem alemã, as tradicionais bolachas decoradas de Natal abrilhantam ainda mais as festas de fim de ano. A partir da mesma base simples— ovos, farinha, açúcar e fermento -, cada família adiciona o seu toque especial à essa receita clássica.

Desde bem cedo, as mãos experientes já guiam os mais novos, que se divertem e ajudam a preservar a memória familiar. As bolachas caseiras aproximam gerações e fortalecem nossos laços afetivos.

Por isso, o Super Andreazza trouxe uma receita de família para você aprender a preparar essas deliciosas bolachas de Natal. E enquanto elas assam, que tal esquentar a água para um café fresquinho?

Ingredientes das bolachas de Natal

Essa receita mistura tradição e diversão familiar, usando apenas ingredientes bem conhecidos:

  • 1 xícara de leite morno
  • 1 colher de sopa de sal amoníaco
  • 6 ovos
  • 1/2 xícara de banha ou de manteiga
  • 2 xícaras de açúcar refinado
  • 1 xícara de nata fresca
  • Farinha de trigo

Como preparar as bolachas decoradas?

O modo de preparo é simples e tudo pode ser feito em família, com os mais velhos guiando e ensinando os mais novos. Para começar, em uma tigela ou bacia, misture o leite morno ao sal amoníaco e mexa até que dobre de tamanho. Adicione então seis gemas e três claras — reserve as outras três claras para a cobertura de glacê.

Mexa bem e acrescente os demais ingredientes, exceto a farinha de trigo. Coloque a farinha aos poucos, até dar o ponto correto; ou seja, quando a massa não grudar mais nas mãos. Mas atenção, cuide apenas para que ela não fique muito dura.

Quando a massa estiver bem homogênea, deixe ela descansar por 30 minutos. Depois, abra a massa com o rolo e modele as bolachas usando um copo ou forminhas – elas podem ser temáticas, em formato de estrela, Papai Noel, pinheiro, etc.

Em uma forma untada com farinha, disponha as bolachas, sempre deixando um espaço entre elas. Asse em forno pré-aquecido a 180º por 15 minutos ou até que dourem.

Cobertura de glacê

Para preparar a cobertura de glacê, junte as três claras com nove colheres de açúcar refinado e leve ao fogo em uma panela. Mexa bem até que a mistura fique morna e, em seguida, bata as claras em neve.

Adicione algumas gotas de suco de limão ao glacê e, se quiser, o corante para alimentos de sua preferência. Com as bolachas já frias, passe uma fina camada de glacê sobre elas e decore com açúcar ou confeitos coloridos. Pronto, agora é só aproveitar e curtir um delicioso e feliz Natal!