16.12.2022
As superstições de Ano-Novo
Quem aí está contando os dias para o final de 2022? A virada de ano é um evento celebrado ao redor do mundo, e cada país tem seus costumes e tradições na hora de celebrar a chegada do Ano-Novo. E para atrair boas energias, vale tentar todas as simpatias possíveis, né? Afinal, mal não pode fazer! Portanto, nós listamos as superstições mais conhecidas para entrar nesse novo ciclo com o pé direito. Confira!
Como começaram as comemorações de Ano-Novo?
Por ser um marco mundial, as comemorações de Ano-Novo acontecem de diversas formas e, alguns países, como a China e outras nações asiáticas, as pessoas chegam a comemorar em datas diferentes da brasileira.
A celebração mais conhecida, como a que temos aqui no Brasil, teve início lá pelo ano de 46 a.C., quando Júlio César, imperador Romano, decretou o dia primeiro de janeiro como o Dia de Ano Novo.
De lá para cá, as comemorações foram evoluindo e tomando formas distintas, adaptadas para os costumes culturais de cada nação que também celebra a data. Ainda assim, em sua grande maioria, as simpatias têm como foco a renovação das energias, mandar o mau-olhado para longe e chamar um dinheirinho extra para o bolso.
As simpatias de Ano-Novo mais conhecidas
Claro que a grande variedade de simpatias disponíveis nos fazem ter uma série de opções para a virada. Enquanto algumas possuem histórias culturais profundas por trás, outras são simplesmente engraçadas e até mesmo perigosas.
Quer saber mais? Então vamos lá!
As simpatias de Réveillon no Brasil
Em terras tupiniquins, o povo tem dezenas de hábitos curiosos que são feitos na noite de Ano-Novo, com a maioria delas focada em trazer boa sorte e prosperidade. Elas incluem:
Pular sete ondinhas
Bem conhecida dos brasileiros, essa simpatia é quase obrigação para quem passa a virada no litoral! Reza a lenda que Iemanjá, Rainha dos Mares, purifica as energias de quem pula as ondas de suas águas, ajudando as pessoas a superarem as dificuldades que se apresentem ao longo do ano que começa. Para isso, a pessoa deve fazer um pedido ou agradecimento a cada onda pulada e, ao finalizar, sair sem dar as costas para o mar!
Escolher a cor da roupa
Outra simpatia bem conhecida dos brasileiros é a de utilizar a roupa de uma cor específica para atrair o que deseja ao longo do ano. Cada cor chama algo: o vermelho, paixão; o azul, harmonia; o verde, dinheiro; e assim por diante. De praxe, a cor mais utilizada é o branco, que invoca calma e pureza, mas é bem comum que as pessoas mesclem tons diferentes de cores para atrair aquilo que julgam ser mais importante para suas vidas.
Evitar aves no jantar de Ano-Novo
O Natal é celebrado uma semana antes da virada e, para a ceia, as aves são os pratos principais. Mas eles são uma péssima pedida para quem pratica simpatias de Ano-Novo. Isso porque, durante o Réveillon, acredita-se que comer animais que ciscam para trás dá azar. Isso vale do frango ao peru. Para resolver essa questão, muitas famílias optam por comer carne suína, como um lombo de porco (inclusive, a gente te ensina essa receita para a virada.
Simpatias de Ano-Novo ao redor do mundo
Agora que a gente já sabe sobre algumas das simpatias mais conhecidas dos brasileiros, vale destacar algumas de outros países, como por exemplo:
Comer 12 uvas à meia-noite
Essa até que não é tão desconhecida no Brasil, mas sua origem é espanhola e é praticada fielmente no país europeu. Portanto, se você for à Espanha na virada, vai perceber que os primeiros segundos após a virada são bem silenciosos. Isso se deve ao fato de que os espanhóis estão comendo 12 uvas, uma a cada badalada do relógio da meia-noite, para chamar a sorte em cada um dos meses do ano que começou!
Sorvete no chão
Essa não é muito comum, não! Na Suíça, apesar de celebrarem com muitos costumes corriqueiros por aqui, eles também fazem essa simpatia onde, simplesmente, jogam o sorvete no chão, sem dó ou piedade. A crença por trás dessa prática diz que, com isso, a pessoa vai ter paz, saúde e riqueza por todos os 12 meses do ano que chega. Mas a questão é: você teria coragem de destruir uma delícia dessas?
Jogar móveis pela janela
Já na África do Sul, a noite de Réveillon é ainda mais inquieta que em outros países, e tudo por conta dessa simpatia de jogar móveis pela janela. É uma tradição bem recente, mas que tem dado o que falar no país, e os africanos juram que traz boa sorte! Mas convenhamos: não parece muito seguro e nem um pouco econômico, não é?
Agora que você já conhece melhor sobre algumas superstições do Brasil e do mundo, quais você vai praticar nessa virada para chamar toda a boa sorte que deseja? Independente de qual tradição você escolha, nós desejamos para você um ano muito próspero! Que venha 2023!