Blog Andreazza!

Por dentro do super universo do Super Andreazza:
receitas, dicas e muito mais no nosso blog!

A imagem mostra um recipiente com peixes dentro. O recipiente está posto sobre um pano branco com duas listras azuis. Mais acima na imagem, vemos um pote branco pequeno com sal dentro, além de 3 folhas e um galho postadas ao lado do mesmo.
ícone de calendário

14.03.2023

ícone categoria

Quaresma: origem, significado e práticas da celebração

Uma das tradições mais conhecidas do cristianismo, a Quaresma é uma época do ano que compreende o período entre o término do Carnaval e a Páscoa. Esse período é marcado por uma série de tradições e costumes que são alinhados com os ensinamentos cristãos, como a penitência e a caridade. Conheça mais sobre essa tradição no artigo de hoje!

O que é a Quaresma?

A Quaresma é como a religião católica define os 40 dias que antecedem a celebração da Páscoa. No catolicismo (religião na qual a Quaresma baseia seu significado), esse período marca a passagem de Jesus no deserto antes de sua crucificação e ressurreição. Portanto, aos católicos, esses 40 dias simbolizam um momento de refletir e reforçar suas conexões espirituais, seja através de penitências ou de ações sociais.

A Quaresma tem início na Quarta-Feira de Cinzas, logo depois do Carnaval, e costumava se encerrar no domingo de Ramos, uma semana antes do domingo de Páscoa. No entanto, atualmente, a Quaresma dura 44 dias, com seu encerramento ocorrendo na Quinta-feira Santa, de acordo com o estabelecido durante o pontificado do papa Paulo VI.

Qual a origem da Quaresma?

A data foi estabelecida em, aproximadamente, 325 d.C., durante o Primeiro Concílio de Niceia. Esse concilio foi convocado pelo imperador romano Constantino I, que buscava estabelecer um consenso acerca de questões que, eventualmente, se tornariam os pilares da fé cristã.

Nesse concílio, ocorrido no que hoje é a atual Turquia, além do imperador Constantino I, reuniram-se bispos e sacerdotes da Igreja. Os registros desse evento sugerem que a data tenha sido criada por conta de autoridades religiosas que jejuavam durante os dias anteriores à Pascoa, a fim de lembrar as provações enfrentadas por Jesus.

Eventualmente, decidiu-se que a Páscoa seria celebrada no primeiro domingo de lua cheia que ocorresse no equinócio europeu. Com isso, consideravam os 40 dias anteriores como o período da Quaresma. Foi apenas durante a Idade Média, que ficou definido que esse período teria seu início na Quarta-feira de Cinzas, tradição que perdura até hoje.

As tradições da Quaresma

Como podemos perceber, a Quaresma é um período altamente espiritual para os seguidores da fé cristã. Sendo assim, é comum que muitos realizem ações que procuram afirmar sua proximidade com Deus.

Uma das características mais comuns da Quaresma é a decorada das igrejas católicas com a cor roxa. Isso acontece porque, dentro do catolicismo, essa cor está associada com dor e penitência, uma vez que era a cor da túnica que Jesus utilizava durante o calvário.

As decorações do período, que tendem a ser mais minimalistas, procuram colocar sob holofotes o milagre da ressurreição pós-provações enfrentadas por Jesus.

Entre as demais práticas da celebração, temos a leitura da Bíblia e o aumento das orações; obras de caridade e ações sociais aos necessitados; e por fim, o jejum, onde muitas pessoas optam por não consumir carnes, doces e bebidas alcóolicas, ou simplesmente reduzir o consumo de carnes vermelhas.

O consumo de peixes na Quaresma

Apesar dos costumes relacionados ao jejum ou redução do consumo, muitos praticantes da Quaresma optam por evitar as carnes vermelhas especificamente durante a Sexta-feira Santa. Independentemente da escolha, é fato de que a procura por receitas e carnes de peixes aumenta durante período.

Afinal, além de todo o aspecto religioso, os peixes são fontes de nutrientes diversos e uma opção mais leve, de baixa caloria, para as refeições.

Rica em vitaminas, especialmente as que integram o grupo B (como B12), minerais, como o zinco, que melhora a imunidade, a carne dos peixes também é rica em ômega-3. Essa “gordura boa”, como é conhecida, é uma das maiores aliadas para quem quer manter a saúde cardiovascular em alta, bem como prevenir certos tipos de câncer.

Como escolher os melhores peixes

Tilápia, linguado, tainha… Todos esses tipos de peixes podem trazer benefícios para a sua vida. Seu consumo ajuda diversas funções do organismo e oferece uma ótima alternativa para preparar pratos únicos e saborosos.

No entanto, para escolher bons peixes é preciso garantir que eles estejam frescos, sendo mantidos, no mercado ou peixaria, em um ambiente propício. Ao chegar em casa, é importante preparar a receita logo ou guardá-los no freezer, sempre em recipientes limpos.

E quer uma dica especial do Andreazza? Quando chegar a hora de descongelá-los, opte por colocá-los em uma vasilha com leite. Isso ajuda no aspecto da carne e torna o cheiro da mesma mais suave.

Receitas de peixe para a Quaresma

Se você procura por receitas com peixe para a Quaresma, ou só quer algumas opções diferentes, mas ainda assim deliciosas, para preparar um jantar mais caprichado, você está no lugar certo!

O blog do Andreazza e de seus parceiros possui uma variedade imensa de receitas que utilizam carne de peixe para tornar suas refeições mais leves.

Aqui, mostramos o passo-a-passo para você experimentar um mix de arroz com linguado, salmão ao molho de maracujá, ou até mesmo um delicioso risoto de camarões na moranga. Independente de qual seja a sua escolha, uma coisa é certa: no Andreazza você encontra os melhores peixes e ingredientes selecionados para preparar a sua receita favorita!

Passe na loja mais próxima e encha sua despensa para encarar essa época!